Espécies que lutam pela sobrevivência em Portugal

Segundo a International Union for the Conservation of Nature (IUCN), Portugal está em 4.º lugar entre os países europeus com mais espécies em risco de extinção. Não haverá mais uma espécie a acrescentar a esta lista?
Além do lobo-ibérico, do lince-ibérico, da águia-imperial-ibérica, do abutre-preto e do saramugo, talvez não fosse mal pensado acrescentar-se a esta lista mais uma espécie: o professor-português!
Numa época em que tanto se fala do facto de muitos alunos passarem parte do ano escolar sem professor(es) em alguma(s) disciplina(s), quais serão efetivamente as razões para que tantos saiam da profissão docente e tão poucos nela queiram entrar? Que medidas deverão ser tomadas para atrair os mais jovens para esta profissão que prepara crianças e jovens para o acesso a todas as outras profissões? Será só a questão salarial, ou as colocações precárias, ou o excesso de trabalho burocrático, ou a perda de autoridade, ou... que afastam os potenciais candidatos?
Não pretendendo ter a solução mágica para a questão, este espaço será dedicado a reflexões/opiniões (algumas das quais pouco politicamente corretas) não sobre o estado da nação, mas sobre o estado da profissão e eventuais pistas que possam contribuir para a preservação desta espécie por vezes tão mal tratada.