Os anónimos das redes sociais (nos grupos de professores...)

09-08-2024
https://blogdacidadania.com.br/wp-content/uploads/2011/01/anonimato.jpg
https://blogdacidadania.com.br/wp-content/uploads/2011/01/anonimato.jpg

Após análise mais ou menos exaustiva aos grupos de professores nas redes sociais, é possível constatar a existência de várias espécies de membros anónimos, das quais destacamos as três mais interessantes:

1.ª – O membro anónimo preguiçoso/ignorante – Esconde-se no anonimato para que a sua preguiça/ignorância não seja irremediavelmente associada à sua pessoa. Não perde o seu precioso tempo a ler documentos e legislação que possam esclarecer as suas dúvidas (casos há em que, mesmo que os lessem, não seriam capazes de os interpretar…) e acredita que há sempre uns "totós" que até se dedicam a essas leituras e sabem de tudo sobre o assunto, podendo, assim, dar uma ajudinha. Quando algum destes "totós" lhe sugere a leitura de notas informativas, manuais e legislação, o membro anónimo preguiçoso/ignorante conta com uma razoável claque de apoio que invectiva os "totós" com comentários como "Se era para responder assim, mais valia não responder" ou "Você deve ter a mania que é superior aos outros" ou "Que falta de solidariedade e de empatia… e é você professor…". Existe uma variante desta espécie de membro anónimo preguiçoso/ignorante que justifica as suas perguntas (ignorância) com razões de ordem pessoal e, por vezes, de saúde, tentando, assim, ser o "desgraçadinho" a precisar da empatia de quem o lê. Curiosamente, nenhuma destas razões impeditivas da leitura de documentos informativos e legislação os impede de andar pelas redes sociais "à pesca" de respostas.

2.ª – O membro anónimo que comenta as postagens do membro anónimo preguiçoso/ignorante – Na prática, é um dos "totós" que leem todos os documentos e legislação, que, "em vez de dar o peixe, ensina a pescar" e que não quer a sua identidade revelada à claque de apoio do membro anónimo preguiçoso/ignorante nem rotulada com o epíteto de "o mau colega que sabe as respostas, mas não quer ajudar quem precisa".

3.ª O membro anónimo sarcástico – Usa o anonimato não porque precise dele, mas porque é, quase sempre, um dos "totós" que, além de ler o que é importante para estar informado, tem um sentido de humor refinado e inteligente e goza (legitimamente) com a falta de coragem do membro anónimo preguiçoso/ignorante que não assume a sua identidade/preguiça/ignorância, provocando igualmente a claque de apoio deste último, com as suas postagens repletas de ironia, cujo conteúdo nem todos (membros anónimos preguiçosos/ignorantes e respetiva claque de apoio) alcançam.

Post-Scriptum (e não "P.S.", para que não haja quaisquer conotações políticas…) – Sim, assumo ser apoiante incondicional da 3.ª espécie, cujo sentido de humor me faz rir muito mais do que as postagens da 1.ª espécie, cuja preguiça/ignorância são de uma tal dimensão, principalmente se tivermos em conta que são professores, que nos leva a ficar seriamente preocupados com o estado da educação em Portugal. Ah, já agora, aproveito para esclarecer que não me considero superior a ninguém; quando muito, faço parte dos "totós" que se preocupam, leem e querem estar devidamente informados...

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora