Sôtor, posso apresentar as minhas dúvidas?

01-08-2024

Sôtor, estive a ler o seu PPT com o Plano + Aulas + Sucesso e fiquei com algumas dúvidas... Posso apresentá-las?

1 - N.º de alunos sem aulas / n.º de turmas --> A média de alunos por turma aparece entre pouco mais de 17 e pouco mais de 21 alunos por turma. Então a grande maioria das turmas não andava já a rondar os 30 alunos??? Em que escolas há assim só estes alunos por turma???

2 - 140 técnicos superiores para apoio administrativo às direções de turma --> Só nas zonas de escassez de professores é que o apoio aos DT é necessário? Onde não há escassez de professores os DT têm pouco que fazer?

3 - Aumentar as horas extraordinárias --> Mais turmas, mais alunos, mais muita coisa…

4 - Contratação de escola (CE) todos os dias da semana --> Com que critérios de seleção (a BCE deixou muito más recordações…)? Como compatibilizar com a Reserva de Recrutamento (RR), se há candidatos simultaneamente a concorrer em RR e CE?

5 - Substituição de docentes com baixa médica --> Por que não verificar as miraculosas curas que têm lugar entre julho e agosto, com agravamentos do estado de saúde a partir de setembro? Por que será que os serviços moderados recomendados pelas juntas médicas são quase sempre definidos pela medicina do trabalho como "não pode ter componente letiva"? E, se não pode ter componente letiva, por que não a requalificação para outros ministérios carenciados de técnicos superiores?

6 - Recrutar docentes aposentados --> Só os que descobrem, ao aposentar-se, que não têm vida para além da escola quererão voltar. A maioria dos que estão no ativo e perto da aposentação o que quer mesmo é poder aposentar-se! Ah, se não houvesse penalização na aposentação antes da idade legalmente prevista…

7 - Recrutamento de bolseiros de doutoramento --> Mal têm tempo para aquilo a que já estão obrigados pelo doutoramento, quanto mais ainda arranjarem tempo para ainda ir dar aulas…

8 - Profissionalização de imigrantes diplomados --> Por "profissionalização" entende-se "aquisição de qualificação profissional"? É que uma coisa é a aquisição de qualificação e outra coisa é o reconhecimento de uma qualificação já adquirida no país de origem…

9 - Atribuição de bolsas para estudantes em Mestrados em Ensino --> Para os que assumem o compromisso de, futuramente, se fixarem nas zonas com escassez de professores ou para qualquer estudante desses Mestrados? 

Ah, ok, o sôtor ainda não tinha pensado nisto? Também não precisa de responder hoje...

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