Apanhados na curva

Sem qualquer intenção de ofender os simpáticos quadrúpedes e mesmo correndo o risco de ficar sob ataque dos "politicamente corretos" ou dos "censores da linguagem" que pretendam vir apresentar aos ditos quadrúpedes os seus préstimos como advogados de defesa, a verdade é que, até que surjam no dicionário novas orientações, o adjetivo "burro" ainda aparece com o seguinte significado, entre outros: que ou quem se considera ter falta de inteligência. = ESTÚPIDO, TOLO.
Curiosamente, a estupidez e a tolice mais parecem estar no lado dos que se julgam mais espertos que os outros, acreditando serem a quinta essência da inteligência e subestimando a inteligência dos outros, quando, eles próprios, mais não são do que o supra-sumo da barbatana. Daí o especial prazer que se sente quando um destes supra-sumos é apanhado na curva e vê todo o seu discurso e todas as suas manobras facilmente desmontados. Quase sempre, é nestes momentos que estas sumidades da esperteza revelam uma acentuada tendência para se transformarem em "virgens ofendidas".
Surgem então argumentos como "acho que fui mal interpretado, pois nunca pensei dizer/fazer tal coisa, nem foi isso que eu disse/fiz" ou "se as pessoas tivessem mais que fazer, não teriam tempo para se meter na minha vida nem para questionar as minhas palavras/os meus atos", sem se aperceberem de que, quando as nossas palavras e os nossos atos têm implicações gravosas sobre terceiros, podem e devem ser questionados.
A estes supra-sumos da barbatana falta, além de outras coisas, a humildade, característica que nos é tão necessária quando fazemos uma reflexão sobre o que somos e sobre os caminhos que temos de percorrer para aprendermos a melhorar a nossa relação com os outros. Infelizmente, por mais lições que a vida lhes dê, apresentam muitas dificuldades de aprendizagem e persistem frequentemente no mesmo erro: o de querer passar um atestado de estupidez aos outros... Daí, essa deliciosa satisfação nos momentos em que os vimos vir a 500 à hora, empurrando para fora da estrada, com manobras altamente perigosas, todos os que encontram, para tirarem disso as maiores vantagens, e acabam, mais do que apanhados, completamente estampados na curva.